segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA


MIGUEL SOUSA TAVARES entrevista JOSÉ SÓCRATES

OPINIÃO

Espera-se um bom trabalho de MST.

Há razões para um bom trabalho do entrevistador, uma vez que o sabe fazer muito bem. Espero um debate vivo e útil. Penso que Sócrates vai ao tapete.

Tem governado mal.

O Banco de Portugal não fiscaliza nada, o PGR diz sim e não sobre o igual assunto, a Justiça está em crise, há assaltos às casas e estabelecimentos todos os dias, há casos de corrupção não esclarecidos, o desemprego aumenta, os licenciados não são colocados, enfim …

MST começou, falando de segredo de justiça que não é preservado, com opiniões do Bastonário da Ordem dos Advogados e outros comentários laterais. O próprio MST explicou o que era isso da violação do segredo de justiça e que dantes não havia essa violação.

Abordou de seguida o caso da construção do Aeroporto de Lisboa, ideia que parece não apoiar.

Até aqui o trabalho de MST é uma desilusão, mais de feição regionalista.

Hospitais públicos, outro tema abordado, não esperado nem anunciado. Discutiu-se porque razão, nos Hospitais Públicos se morre mais nos fins de semana.

Até agora não tem nada de relevante.

Entrevista com Sócrates.

Apoios à Madeira. Assunto pacífico com resposta pacífica. O Governo está disponível para ser solidário com o Governo da Madeira. Indiscutivelmente. O dever de todos é auxiliar, de imediato.

Seguiu-se o financiamento a Luís Figo e Tagus Park, empresa de capitais públicos. Não houve favores de L. Figo, disse Sócrates. Isso é uma infâmia e são conversas que não deviam chegar à opinião pública.

Mudando de assunto.

Compra da TVI pela PT, Armando Vara … o Procurador Geral da República, ouviu tudo e nada concluiu. Sócrates informou o PGR que mantinha tudo o que havia dito. Fui 1acusado sem provas. Houve um plano, diz MST, não, não houve nada, disse Sócrates. Se alguém invocou meu nome, fê-lo em vão.

Um Gestor de 32 anos, militante da JS, colocado como Presidente da maior empresa portuguesa, acha bem? Qual o problema, disse Sócrates, ele era competente. A idade importa?

Licenciatura e Freeport.

MST, veja bem, eu fui a votos e ganhei. È só, disse Sócrates.
E nunca quis a demissão de Manuela Moura Guedes e Mário Crespo? Não, dsse Sócrates, o Telejornal de sexta feira era um combate político para destruir a minha imagem.

Há muitos líderes políticos que não repudiam os crimes e isso é que é muito mau para a nossa democracia, disse Sócrates.

A publicação das escutas foram feitas em nome da Liberdade. Não concordo disse Sócrates. Liberdade é defender a lei; foi assim que fui educado, disse ainda.

O deficit não subiu mais que noutros países europeus. A nossa dívida pública está abaixo da média da zona euro. Estamos a viver a pior crise do pós guerra, há mais de 80 anos. Nós fomos o primeiro país a sair da recessão técnica. Porque nós fizemos o que não foi feito na recessão de 29/ 30, disse Sócrates.

Estamos a investir em escolas e barragens como nunca, para reduzir a dependência do petróleo e fazer ligações à energia eólica .

Vamos colocar em ordem as nossas contas publicas, disse Sócrates. Vamos fazer investimentos públicos para combater o desemprego.

As nossas empresas precisam dos mercados europeus e daí o TGV, além de investir em creches hospitais e sobretudo investir na educação.

Criar emprego não é baixar impostos é fazer investimento publico, disse Sócrates. Eu valorizo países que arriscam e estou ao lado deles.

Temos uma Seg. Social perfeitamente organizada, uma economia mais eficiente. O nosso desafio é crescer, com os outros.

Consultoria externa, o Estado gasta 400 milhões de euros ano, acha bem, perguntou MST. È necessário, disse Sócrates. É para pagar a engenheiros e arquitectos por projectos realizados.

Acredito que o País vai vencer. Tenho confiança no nosso País, disse Sócrates.

Comentários.
Não gostei. MST não esteve em forma. Talvez amanhã diga alguma coisa.


João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Confesso que no primeiro terço da entrevista tive pena de Sócrates e raiva do MST. Num homem por terra não se bate!E foi isso que assisti,o primeiro ministro estrebuchando,esperneando na areia,tentando levantar-se quando nem força já tinha para recuperar o folgo.
    Mas eu sou assim,escolho sempre a defesa do mais fraco mesmo sabendo muitas vezes que estou errado.
    Qualquer mediano mentiroso me engana e faz pena.
    um abraço
    Diogo

    ResponderEliminar
  2. Meu Velho Amigo,

    Viva

    Muito obrigado por vires até aqui.

    Por acaso penso ao contrário, acho que MST não esteve à altura.

    Mas vou pensar melhor.

    Deixo-te um grande abraço.

    JOÃO

    ResponderEliminar