segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

POESIA DE ANÉRICO RAMOS


A POESIA DE AMÉRICO RAMOS,

de Santa Bárbara de Nexe, vem na linha dos poetas de alma grande, que cantam as mais diversas situações da vida com carinho e ternura. É uma poesia que vem de dentro de si, preocupando-se em primeiro lugar com a mensagem, depois com a musicalidade e a harmonia da quadra.

É o poeta, dos que eu conheço, que mais se aproxima de António Aleixo.

É um poeta que precisa chegar ao público que ainda não o conhece, porque é um poeta que se lê com agrado e o conteúdo das suas quadras dão que pensar.

E o homem precisa de pensar.

A poesia. é uma forma de comunicação que deve deixar o leitor com boa disposição quando a lê.

A poesia deve incomodar com graça, deve ser incisiva mas respeitadora, a poesia deve ensinar o caminho correcto, porque o poeta vê as coisas de que fala com um sentido crítico mais apurado que os outros.

Tenho inveja dos poetas, diz LOBO ANTUNES.


E sobre o meu livro de poemas "SONETOS IMPERFEITOS" diz Américo Ramos.

Para o Prof. JOÃO BRITO SOUSA, da freguesia dos Braciais, fregusia de S. Pedro, Faro.


MOTE


Os sonetos imperfeitos
que ruma da sua poesia
abrem caminhos direitos
para mim são luz do dia


Uma boa visão daquilo que eu quiz dizer
I


Traçou uma linha recta
direitinha sem preconceitos
tiro o chapéu ao poeta
dos sonetos imperfeitos


II


Li o que não estava escrito
e que à vista não se via
vi amor e conflito
no ruma da sua poesia


III


A riqueza do artista
e os versos assim bem feitos
poemas dum realista
abrem caminhos direitos.


IV


Poeta dos Braciais
Que S. Pedro é freguesia
seus valores são reais
para mim é luz do dia.


Recolha de
JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário