terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

FALECEU ROSA LOBATO FARIA


ROSA MARIA DE BETTENCOURT RODRIGUES LOBATO DE FARIA,
escritora e actriz portuguesa.


Filha de um oficial da Marinha, cresceu entre Lisboa e Alpalhão. Era viúva de Joaquim Figueiredo Magalhães, editor literário.Romancista, publicou O Pranto de Lúcifer, Os Pássaros de Seda, Os Três Casamentos de Camila, Romance de Cordélia, O Prenúncio das Águas , galardoado com o Prémio Máxima de Literatura em, A Trança de Inês , O Sétimo Véu, Os Linhos da Avó e A Flor do Sal. Em co-autoria participou em Os Novos Mistérios da Estrada de Sintra e Código d' Avintes.

Para além disto publicou contos infantis (A Erva Milagrosa, As quatro Portas do Céu e Histórias de Muitas Cores). Na poesia foi autora de A Gaveta de Baixo, longo poema inédito, acompanhado de aguarelas de Oliveira Tavares, estando o resto da sua obra reunida no volume Poemas Escolhidos e Dispersos.

Para o teatro escreveu as peças A Hora do Gato, Sete Anos – Esquemas de um Casamento e A Severa. Foi ainda a letrista que, a par de José Carlos Ary dos Santos, permanece como a mais bem sucedida no Festival RTP da Canção, tendo obtido quatro vezes o primeiro lugar com Amor de Água Fresca, Chamar a Música, Baunilha e Chocolate e Antes do Adeus.

Recolha de
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário