segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

RECEBI ESTA CARTA DE UM AMIGO


A PROPÓSITO DA MINHA POESIA EM "SONETOS IMPERFEITOS"

Ao meu Amigo Brito de Sousa,


È com muito orgulho que te envio um breve rascunho do meu pensamento sobre os teus belos Poemas.

Desculpa a demora, pois fui intervencionado à vista como te disse e só agora me foi possível, com segurança, ler esta coisa maravilhosa.

Aí vai,

Na minha modesta opinião (quem sou eu para opinar?) "Sonetos Imperfeitos"(ou Perfeitos?), contêm mensagens apelativas à natureza humana, à essência do Homem ao longo dos séculos.

Revelam "tout court" os enigmas da humanidade, do Homem, perante uma sociedade cada vez mais alheada de toda a ordem humana.

Por seu turno, transmitem a mensagem à pergunta do homem sobre o homem, a sua essência,, o sentido e o fim da sua existência.

Se cada um de nós, cogitasse na nossa fraglidade e finitude, o porquê do nosso ser pessoal, objecto corpóreo, sujeito às leis da realidade material, certamente que todos serámos mais tolerantes, sensatos e colocaríamos a nossa capacidade ao serviço do bem e em busca do espaço imagimário, que nos transcende e, obviamente, escapa a nossso conhecimento.

Felicitaçõs pela tua obra.


OEIRAS, Janero 2010
Alfredo Pedro (colega da Tomaz Cabreira)


MEU CARO ALFREDO

Irei responder à tua carta, mas para já, aí vai um Soneto retirado da minha próxima obra.


O IMPORTANTE É REAGIR


Aparecer e saudar o velho companheiro
A quem a determinada altura se disse não
Mas um não, não totalmente verdadeiro…
De discórdia sim... mas sofrendo alteração

O importante é dizer o que nós sentimos
Com alma, sinceridade, honradez e razão
Se for assim, virá o dia em que concluímos
Que a vida às vezes é sim outras será não

Sou capaz de ficar algum tempo desligado
Mas depois volto mais calmo e concentrado
Descontraído e sabendo por onde quero ir

A minha vida é ela mesmo, é parte de mim
Foi desta maneira que a percorri, foi assim
Que compreendi que o importante é reagir.



João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário