quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A CULTURA


VIVA A CULTURA

CULTURA ou a cultura de uma pessoa, é aquilo que cada um de nós ainda sabe depois de ter esquecido tudo quanto aprendeu. Era assim a definição de cultura, mais coisa menos coisa. A gente estudava, esquecíamo-nos um pouco daquilo que tínhamos aprendido e o que sobrava, constituía o nosso património cultural.

Mas isto era o que eu pensava ser cultura, antes de conhecer os trabalhos do Professor Doutor José Carlos Vilhena Mesquita, um professor Universitário nas Gambelas, radicado em Faro mas, natural de Vila Nova de Famalicão,

Não conheço o Professor pessoalmente, nunca estive em sua presença, apenas o tenho contactado através das coisas da literatura. E às vezes trocamos umas ideias sobre determinados assuntos. Para quem não o conhece, quero dizer aqui, que, em minha opinião, o Professor Doutor JCVM é um homem da cultura farense, com a agravante de não ser natural da cidade, dispensando-lhe todavia grandes períodos de estudo e investigação.

Ler os artigos do Prof nos seus blogues, http://algarvehistoriacultura.blogspot.com/ ou http://promontoriodamemoria.blogspot.com/ é conhecer melhor não só a cidade mas sim toda a região algarvia em muitos dos seus aspectos fundamentais, quer sejam de cultura geral, local ou regional, mas também os seus costumes e tradições, a sua história, aspecto em que o professor JCVM é especialista.

A par de outros vultos de grande valor académico que a região dispõe, entendo que o Professor Doutor JCVM é um investigador nato, que coloca, particularmente, toda a sua capacidade de trabalho ao serviço da Universidade onde lecciona e estende ainda a sua investigação a um âmbito mais alargado de conhecimento.

Os meus parabéns ao senhor Professor JCVM, pela sua competência e valor

JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário