segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dr, RUI MOREIRA



Texto retirado do blog BÚSSOLA escrito por Jorge Fiel.

Quo vadis, Rui Moreira?

Tenho uma excelente opinião do Rui Moreira. Sobre a questão nortenha, tem ideias claras e desassombradas (com as quais eu geralmente estou de acordo), que sabe expor com clareza e paixão.

Rui Moreira tem sido um dos poucos oásis que sobressaem no meio do árido deserto de líderes que o Norte atravessa desde que o Porto matou o pai (Fernando Gomes) – no sentido freudiano da acção.

Como agravante, à solidez e justeza das ideias, Rui acrescenta um já muito razoável índice de popularidade, boa imprensa e uma belíssima imagem televisiva – factor não negligenciável nestes tempos em que passar mal televisão pode ser letal para um líder com ambições.

O único calcanhar de Aquiles (a falta de espessura do seu curriculum, já que não tem tido actividade empresarial relevante desde que vendeu o negócio da família) é muito atenuado pelo seu bom desempenho na presidência da Associação Comercial do Porto.

A única coisa que me inquieta no momento é desconhecer o que ele se prepara para fazer com o capital político que reuniu – e que já desperta cobiças, como se vê pelo namoro descarado que Rui Rio lhe anda a fazer e pelo convite que Paulo Portas lhe dirigiu para encabeçar a lista do CDS ao Parlamento Europeu.

É natural que Rui Moreira prefira manter o máximo de hipóteses em aberto, entre as quais se contam as mais desejadas presidências do Porto (a do clube e a da cidade).

Mas, mais tarde ou mais cedo (se calhar mais cedo…), ele terá de decidir se o que mais lhe interessa é a liderança desportiva ou política da região – ou se prefere ir viver calmamente para as margens de um lago suíço (já que não me acredito que Bruxelas faça parte do seu mapa de opções).

Jorge Fiel

Um comentário retirado do Bússola,

De Luis Salgado a 2 de Abril de 2009 às 14:08

Rui Moreira é de facto um pessoa com carisma,é educado q.b,tem popularidade,mas(há sempre um mas)é demasiado "polido" para ser Presidente do F.C.Porto.Para este cargo,quem for "mole"é rápidamente "comido de cebolada"pelo poder centrado na Estremadura.O "meu" F.C.Porto,é um clube de garra,Não tem 6 milhões de adeptos,e a comunicação social do seu lado.Para ganhar tem de trabalhar muito,ser mil vezes superior aos seus rivais da segunda circular.Veja-se o exemplo do Barcelona,cuja sigla é:"Más que um club"Para ser presidente do F.C.Porto,é preciso um homem que não tema o poder,alguém que fale sem papas na lingua,que diga o que tem a dizer,que afronte o poder.Neste momento meus caros,não estou a ver ninguém com esses predicados,e além disso,infelizmente o Sr.Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa não é eterno.

MEU COMENTÁRIO

Respeitosamente,

Bom texto de Jorge FIEL.

Quanto ao comentário, entendo-o e tb acho que o Dr. RM é demasiado educado para líder de um clube de futebol, inclusivamente, acho que RM deveria desligar-se dos programas de futebol onde está inserido.

Porque perde prestígio.

É o que eu penso.

Deixo ao Dr. RM um abraço.
JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário