quinta-feira, 16 de junho de 2011

AS GRANDES ETAPAS

O DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE
Por João Brito Sousa


O desenvolvimento das socieadades, ou da humanidade se quisermos, não foi objecto de processos idênticos. O ritmo desse desenvolvimento foi desigual derivado de factores diversos. No entanto, globalmente, poderemos considerar três, os momentos em que se verificaram grandes modificações, que vão obrigar o homem a um determinado tipo de vida.

O primeiro grande passo dá-se quando o homem deixa de ser caçador de animais de grande porte para se dedicar à cultura do solo, passando de caçador para agricultor. Este comportamento, vai modificar a vida das pessoas, que decorre da transformação económica (produção, distribuição e consumo de novos produtos) como também provoca transformações culturais, resultante da fixação das pessoas em certos locais. Com esta actuação de fixação de grupos familiares e tribos, a população vai aumentar por dispor de melhores condições e vão surgir diferenciações nos grupos constituídos, tendo por base o índice de riqueza que evidenciam, sendo este o ponto de partida, para a criação do poder político. Este é o período da Revolução Neolítica.

Estes agricultores aperfeiçoam o trabalho nos campos a um elevado nível de desenvolvimento, que permite sustentar pequenas cidades, local onde se desenvolvem os ofícios de escultor, metalúrgicos e artesanato em geral, profissões que intervêm na vida das cidades, surgindo depois uma classe de sacerdotes, que pelo conhecimento que dispõem, os leva a ocupar um lugar de relevo na organização social. E assim a cidade passará a ser um centro político, ecnómico, social, religioso e cultural, onde as fuções de cada órgão vaõ sendo cada vez mais complexas. É a Revolução Urbana.

O terceiro momento refere-se à divulgação da máquina, acontecimento que se reflectiu de forma significativa em todas as comunidades humanas, mesmo aquelas que não estavam directamente envolvidas no processo de industrialização. A máquina entra, de uma forma ou de outra, em todos os sectores da vida do homem, a que se aliam novas formas de energia, como o vapor e mais tarde a electricidade. Na prática, a industrialização, vai contribuir também ela, para o aumento da população, que, por sua vez, contribuiu decisivamente para uma maior produtividade agrícola, para o desenvolvimento acelerado da indústria, o que vai provocar um crescimento dos centros urbanos, resultando daqui alterações profundas nos vários extractos sociais. Este conjunto de transformações que modificou, de forma radical, o rosto da Humanidade é a Revolução Industrial.


Fonte. Livro de História do 7º ano

jbritosousa@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário